quinta-feira, 29 de julho de 2010

Contradições

Não tenho qualquer preconceito em falar que tenho esta doença, pois não fui a procura dela, ela simplesmente apareceu. Os próprios médicos ainda não conseguem explicar e perceber concretamente, porque razão esta doença se desenvolve no sistema nervoso central, quais as suas causas, porque é mais propícia a um determinado grupo de pessoas e porque surge a uma determinada faixa etária.
A grande maioria das pessoas pensa erradamente, que este tipo de problema surge a pessoas mais velhas, principalmente senhoras depois da menopausa com idade acima dos 50 anos. Isto é pura mentira, pois eu tenho actualmente 25 anos e há um ano e meio fiquei completamente paralisada do meu lado esquerdo do corpo, e foi quando me submeteram a exames e me foi diagnosticada.
Como eu existem muitos jovens da mesma idade e até mais novos. Somos hoje em Portugal mais de 5 Mil e é bem provável sermos alguns milhões no mundo.
Infelizmente há casos e casos e uns piores que outros, mas esta doença sendo imprevisível pois o seu grau de progressão, aumenta ou diminui diversas vezes. Pode-se ter vários surtos num ano como estar vários anos sem os ter.
Na altura em que fiquei paralisada do braço e da perna, fiquei completamente destroçada. No inicio suspeitava-se que poderia ter sido um AVC, o que era impensável devido a minha idade.
Quando se confirmou o que era, foi como se tivesse ficado sem chão e andei algum tempo à deriva.
Tive um mês e pouco internada no Hospital dos Capuchos. Apesar da adversidade da vida, tive a oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias neste Hospital, desde equipa de enfermeiros, médicos, auxiliares como pessoas que estiverem também no internamento na mesma altura.

2 comentários:

  1. Olá miuda!
    Apesar de não grande ligação contigo, quero te dizer que te acho uma pessoa muito forte e com uma coragem ademirável.
    Força e nunca esuqeças que a nossa coragem vem da nossa mente.
    Vais vencer esta batalha.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. A vida às vezes consegue ser terrivelmente difícil, mas a coragem e a força de cada indivíduo torna-nos em quem somos na realidade,
    tal como tu, és uma lutadora e uma verdadeira guerreira dos tempos modernos! Continua assim amiga e vais conseguir, um dia, vencer esta maldita doença! És mais forte que tudo isto e, pensa, não estás NUNCA sozinha. Felicidades e força! Beijinhos

    ResponderEliminar